top of page

Espaço de trabalho colaborativo do Centro Sapiens é lançado na capital

  • Carol Gómez
  • 22 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

O local faz parte do projeto de revitalização da região leste do centro histórico de Florianópolis

O Cocreation Lab, do Centro Sapiens, é o mais novo coworking da cidade de Florianópolis. Inaugurado na última terça-feira (21), o espaço é gratuito e tem como objetivo apoiar os projetos selecionados através de auxílio financeiro, espaço físico de trabalho e também de palestras sobre inovação, branding, marketing e venda.

Com vista para o centro de Florianópolis, o Cocreation Lab fica localizado no mezanino do Museu da Escola Catarinense (MESC). O ambiente está decorado de forma descontraída, com cadeiras coloridas, cubos mágicos e manequins articulados para desenho. As grandes janelas iluminam bem a sala onde os cocreators irão trabalhar em seus projetos durante um ano.

O espaço visa ser uma pré-incubadora de Economia Criativa e busca ideias inovadoras de cinco áreas chaves: Design, Artes, Tecnologia, Gastronomia e Turismo. Todos os dez projetos participantes são selecionados através de editais de chamadas públicas abertos anualmente.

O Cocreation Lab é uma iniciativa do Centro Sapiens em parceria com o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da Universidade Federal de Santa Catarina. O professor responsável pelo Laboratório, Luiz Salomão Ribas Gomez, ressaltou a importância de um espaço compartilhado onde possa haver troca de experiências e ideias no ramo da Economia Criativa onde seja possível gerar transformação efetiva do espaço de Florianópolis.

Gomez também destacou a relevância da parceria para os alunos do curso de Design da UFSC. “O LOGO trabalha com inovação. É muito importante para os alunos terem uma experiência, uma vivência com a área. Algo que vá além das carteiras da sala de aula”.

Os projetos

O primeiro edital que selecionou os dez projetos que darão o ponta pé inicial nas atividades do Cocreation Lab já teve o resultado divulgado:

1. CeOs/Cobo - ­Tálita Bitencourt Pereira

2. Co­-studio -­ Tamiris Kretzer Walter

3. Cozinha(in)comum­ - Marcelo Pereira Demilis

4. UrbanBed­ - Raquel Pedroso Rodrigues

5. Pick2Trip­ - João Marcelo Moreira Braga

6. Hidrointel -­ Leonardo Rubin Quaini

7. Moda Acessível - ­Luiza Telles

8. Combo ­- Francine Nunes Pires Rudolfo

9. Smart4People - Osmar Yang

10.Dita Fatia -­ Daniel Rosa

Na abertura do espaço estavam presentes integrantes de nove dos dez projetos selecionados. As expectativas para começar a trabalhar no coworking do Centro Sapiens são grandes.

Juliana de Mello Reitz, pedagoga e empresária, é uma das criadoras do projeto CeOs, plataforma educativa desenvolvida para atender de forma universal crianças com deficiência. Para ela, estar incluída no Cocreation Lab é uma conquista e uma possibilidade de desenvolver melhor a ideia de seu projeto.

O engenheiro Osmar Yang, um dos responsáveis pelo projeto Smart4People (empresa de tecnologia voltada para o conceito de Smart Cities) acredita que a troca de ideias proporcionará uma boa experiência.

Leonardo Quain e Erich Alves são estudantes da sétima e oitava fase do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC. Com expectativas muito positivas a respeito da sua participação no Cocreation Lab, os jovens empreendedores apontam a possibilidade de ter um ambiente físico de trabalho onde será possível gerar conhecimento interdisciplinar como um dos pontos altos do espaço.

Para saber mais, acesse o site do Centro Sapiens ou a página no facebook.

 
 
 

Comentários


Jornalismo na internet
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

© 2016 por Turma de Redação. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page