SC se destaca na produção artesanal de cerveja
- Artur Búrigo
- 19 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Estado é referência no país por conquista de prêmios e pela Rota das Cervejas.
O mercado de cervejarias artesanais de Santa Catarina tem sido uma alternativa para quem procura oportunidades no atual período de crise. A expectativa para esse ano é de crescimento de 30% nas receitas geradas pelas fábricas catarinenses, segundo a Associação das Microcervejarias Artesanais Catarinenses (Acasc).
No último concurso latino-americano de cervejas, o South Beer Cup, realizado em Curitiba, a catarinense Bierbaum, de Treze Tílias, foi considerada a vencedora. A empresa, fundada em 2004, teve um aumento de 20% nas vendas depois que conquistou o 1º lugar na competição.
Um dos sucessos da cervejaria, de acordo com Rodrigo Zanini, mestre-cervejeiro da Bierbaum, é trabalhar com produtos de estilo germânico, que são os preferidos dos catarinenses.
Segundo o jurado do concurso e professor na Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau, Marco Falcone, as cervejarias catarinenses vêm se destacando ao longo dos anos, e o prêmio conquistado pela Bierbaum foi apenas uma amostra da força que o Estado catarinense tem na produção de cerveja.
Para ele, os três Estados da Região Sul, ao lado de Minas Gerais, têm evoluído muito nos últimos anos e auxiliado no que ele chama de “revolução das microcervejarias artesanais no Brasil”, que “resgatou a verdadeira cerveja que havia sido perdida nos processos industriais dos últimos 50 anos, quando as matérias primas utilizadas para sua fabricação estavam longe de ser as melhores”.
E esse mercado tem muito espaço para crescer. No Brasil, existem mais de 300 fábricas, porém o consumo representa apenas 1% do setor no país.
Esse cenário também é percebido por Marco Falcone, que afirma que o gosto do brasileiro, atualmente, tem se equiparado ao paladar dos americanos e europeus quando se trata de cervejas de maior qualidade.
Lançada no dia 9 de março deste ano, a Rota das Cervejas de SC foi criada com o objetivo de fomentar essa cultura que é bastante presente no Estado.
Criada pela iniciativa privada com apoio do poder público, 16 locais podem ser visitados ao redor de Santa Catarina, com destaque a Blumenau, onde existem três fábricas, além do Museu da Cerveja.
De acordo com Rodrigo Zanini, na cervejaria Bierbaum - que não está presente na Rota -, ainda não foi discutida com os proprietários a possibilidade de participar dessa iniciativa.
Confira abaixo os locais presentes na Rota das Cervejas em SC:




Comentários